Imagem de Ivana Tomášková por Pixabay |
Estamos acostumados à tradição Católica da celebração do dia dos mortos que ocorre no dia 02 de novembro. No entanto, existem precedências a este culto mesmo anterior ao catolicismo, sendo mais forte e arraigada no México e comemorada na América pré-colombiana. Embora a igreja Católica condene esta devoção a Santa Muerte, costuma comemorar no dia 15 de agosto o dia de Nossa Senhora da Boa Morte, que têm similaridades entre si. Ocorrendo no México e na comunidade mexicana nos Estados Unidos com atributos sincréticos entre a Santa Muerte e o culto católico de Nossa Senhora da Boa morte.
O culto Católico nasce com a tradição de que Nossa Senhora morrera em meio aos apóstolos de Jesus Cristo que a sepultaram no local conhecido como Getsêmani, o local do martírio de Cristo na antiga cidade de Jerusalém. Conta a história, que um dos apóstolos que não participou do sepultamente, chegando aos outros rogou para que abrissem a sepultura pois desejava do fundo do coração ver a Virgem pela última vez. Seu desejo foi atendido, já tendo se passado três dias do sepultamento, o jazigo foi aberto e, para a surpresa de todos, o corpo da Virgem Maria não se encontrava lá. Tento ficado o local apenas com um forte odor de flores.
Imagem de Kacper Lawiński por Pixabay |
Nasce assim na tradição católica a designação de Nossa Senhora da Boa Morte ou, mas conhecida popularmente como Nossa Senhora da Assunção. Dando ensejo ao credo de que Maria havia sido elevada (assuntada) aos céus de corpo e alma, provando a sua santidade e a fé de que no final dos tempos todos nós nos apresentaríamos em corpo e alma para o julgamento final.
Na tradição mexicana da Santa Muerte, a representação é feita através da imagem de um esqueleto coberto com um manto semelhante ao representado em Maria, porém com uma balança ou um globo em uma das mãos e na outra uma gadanha (espécie de ceifadeira usada na colheita do trigo). Tendo seu manto e sua coroa representados com cores diferentes, de acordo com a tradição de cada família. Este culto ainda é condenado pela igreja mexicana, embora seja cultuada por milhões de pessoas no México. É venerada, principalmente, por uma grande maioria de pessoas pobres ou marginalizadas.
Por Not home - Transferred from en.wikipedia, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3538006 |
Aqui, no município de Russas, encontramos a Irmandade de Bom Jesus dos Mortos desde os meados do século XIX, inclusive as segundas-feiras era o dia que as missas eram cantadas com este objetivo de celebrar os mortos. Porém, nehuma ligação com a Virtgem Maria. Apesar das semelhanças entre Nossa Senhora da Boa Morte e a Santa Muerte, a maioria dos teólogos católicos descartam e até condenam uma possível ligação entre uma crença e outra. Pois os elementos deste sincretismo com origens pré-colombianas dariam um sentido "demoníaco" na ótica dogmática do catolicismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe seu comentário