Revolução Verde

Ernest Gotsch foto de Blog - trabalhando em suas terras


No que se refere a condução lógica e inteligente da agricultura no planeta está a Agricultura Sintrópica ou a Agrofloresta. São teses e práticas na área da agricultura trazidas à tona pelo cientista e desenvolvedor das formas e métodos deste modelo de produção agrária, o suíço Ernst Götsch.

Ele faz parte de um grande movimento planetário que têm os mesmos princípios de respeito e propósito de estar alinhado com a força natural da vida. Esses grupos associativos, como os SAFs Sistemas Agroflorestais, Agricultura Regenerativa, eco-agricultura e outros setores que se alimentam e interagem na implantação de uma agricultura mais inclusiva dos seres humanos, mais respeitosa e equilibrada com o meio-ambiente.

No Brasil, apesar de todas as dificuldades, o CEPEAS (Centro de Estudo e Pesquisa da Agricultura Sintrópica) tem produzido tanto na prática dos laboratórios do CEPEAS, onde produzem uma grande variedade de produtos agrícolas sem o uso de agrotóxico e cada vez mais regenerando as áreas de plantio, pela produção de substratos que continuam o enriquecimento da terra. Além de meterem a mão na massa, eles também produzem conteúdo para informar e formar novos agro-agricultores. 

Outro vetor forte na propulsão dessa idéia é a EMBRAPA, que vem implementando o modelo e incentivando as iniciativas nas comunidades através de acessorias. Assim, cerca de 44% de terras do semiárido brasileiro já estão ocupadas com algum tipo agricultura que se enquadra nestes modelos que atuam em simbiose com a natureza.

Programa CPEAS


A grande dificuldade deste olhar emancipatório do planeta, é sua condição não gira na mesma rotação que o mercado exige. Veja, esse sistema verde precisa do máximo possível de trabalhadores, além de não determinar o tempo cronológico como base de tepo, o tempo usado é o próprio tempo de cada planta.

Por ser necessário muitos trabalhadores esse modelo hoje só consegue ser desenvolvido por cooperativas e associações comunitárias. No entanto, o número de famílias que vivem da agricultura e possuem sua terra trabalhando nesse modelo autossustentável é muito grande, quase todos que trabalham com agricultura familiar.  




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentário