Museu da Inquisição portuguesa - História, dor e resistência

Aqui estão algumas fotos de objetos e cenas, além de muita literatura sobre o assunto. A maleficência que aconteceu na Europa e na Ibéria contra os povos judeus, e seus caminhos para fugir da perseguição religiosa.


Uma grande Torá, que guarda alguns livros sagrados do judeus.

A fúria nos tempos da Inquisição Católica contra os judeus, transformou o ambiente social do país. Quase todos que não eram judeus começaram a observar os sinais em famílias suspeitas. A perseguição se dava a toda hora, a todo instante, o público e o privado estavam sob olhares dispostos a entregar os judeus para a Inquisição.

Suspeitavam daquelas famílias que não consumiam a carne de pouco, as horas das orações, as palavras contrárias à igreja de portugal e todos esses pontos da vida pessoal. Muitos foram delatados sem nenhuma prova do delator, apenas a indicação. Era muito fácil morrer nesse tenebroso tempo de perseguição.


Candelabro judaico, escondidos neste tempo, mas a busca da liberdade
de se aproximar e orar na sua própria crença.


Hoje, com a liberdade republicana, as pessoas voltaram a se concentrar nas suas próprias situações espirituais e filosóficas. Já os chamados Novos-cristãos voltaram discretamente, no início, as suas práticas religiosa, as suas comemorações e pesares das suas datas históricas.


Acima da fogueira cenográfica, encontramos cartões com o nome
e a história de algumas das vítimas dessa perseguição ao judaísmo.

Hoje, com a situação político do Estado de Israel, devemos criticar com toda a força os agentes que proliferam essas políticas cujo o objetivo era separar o povo judeu, em Portugal e Espanha, chamados até hoje de Sefarditas ou Sefarafah, Sarefard, grupo étnico judaico da Ibéria.

Muitos, centenas, talvez milhares de pessoas descendentes desses Sefarditas estão hoje no Brasil. Refúgio buscado pelos ancestrais que buscavam uma saída daquela perseguição religiosa. Embora a Inquisição tenha feito uma incursão no Brasil Império. Mas, teve um efeito mínimo, embora saibamos que uma vida já é um custo incalculável. A Inquisição deixou sua marca macabra e cruel.

Hoje no Brasil existem milhares de descendentes desses cristãos-novos, chamados da etnia Sefarditas. Os judeus da Europa central e norte são denominados Arquinazis. Não sei nesses países europeus, mas na Ibéria, principalmente em Portugal existe uma lei onde os brasileiros que provarem suas raízes com judeus que foram perseguidos, ganham o direito de se naturalizar português pela lei dos Sefarditas.

..........................................................................................
🐆 Rio das Onças 🐆

..............................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário