Preparem-se o barulho está chegando: disputa eleitoral


Os preparativos: Foto - Wikipédia


Estamos em mais um ano de eleições, esse ano, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Essas costumam ser as mais tensas porque a política envolve cargos e cargos envolvem os conhecidos e aqueles que ajudaram na campanha.

As pessoas que buscam um emprego junto a nova administração, agem e reagem a tudo de corpo e alma, porque seu pensamento não é político, é individual. O seu possível emprego que está em jogo, ela sente as críticas ao candidato dela, como críticas à pessoa dela. Pra esses cidadãos o nome do político tanto faz, contanto que não inflame as rusgas antigas, de outras eleições municipais.

Nas ruas, nos comícios, nos discursos,com as mesmas características políticas já adotadas como exemplo, vão-se os dedos e os anéis também.

Porém, o auge e o "termômetro" das eleições são as carreatas e motociatas. Principalmente o tamanho delas... as carreatas são o exemplo mais fiel da falta de respeito dos políticos e seguidores ao que é público e ao povo da cidade. Toda essa manifestação poderia acontecer, com muita alegria, mas sem tanto desespero pelo barulho.

É uma zoada grande. Motos em cima das calçadas, tanto buzinando como fechando e ligando o motor pra produzir um estouro na descarga. Gritos, bombas mil, além dos carros-de-som que pulverizam qualquer som, o importante é que seja alto.

É um inferno na terra. A zoada pertuba os seres humanos que estão acostumados, imagina os animais? Dá pra ver e ouvir a revoada de pássaros que dormem nas árvores. Cachorros e gatos acreditam firmemente que é o fim do mundo e age como tal, tremendo, correndo, grunindo e se escondendo.

É uma contradição generosa vinda dessas ações por parte dos candidatos ao cargo de administrador do município e senhores vereadores, "os fiscais da lei". Promoverem esse tipo de manifestação, democraticamente não é possível e certamente uma ação antipolítica.

Sinceramente, eu não vejo vantagem nenhuma. Primeiro, faz zoada, segundo, gasta muito dinheiro com bomba, carro de som e gasolina para os participantes da carreata. Além do perigo de acidente ou tumulto, quando os candidatos rivais estão com carreatas no mesmo dia. Um sestro ruim.

A única certeza é que tudo isso vai continuar acontecendo. A mentalidade de um povo é o que muda mais lentamente nos movimentos histórico-sociais.

Talvez uma campanha nacional, que envolvesse artistas de TV e cantores sertanejos em prol de disputas eleitorais sem barulho e sem gastos desnecessários, aí sim... as coisas iam mudando ano a ano. Mas esses são os primeiros a se aproveitarem de pequenas prefeituras... Arg.

Resta lamentar do formato das novas disputas e eleições, é que o que sobra em barulho, falta em debates, em troca de informações com os eleitores. A apresentação de propostas de governo e os objetivos que cada candidato pretende alcançar. Será que um dia voltaremos a ter uma política mais condensada e séria? Cuidadosa com o que realmente tem valor? Não sei responder.

Ano a ano foram diminuindo os debates e aumentando o barulho. Na falta do que dizer, grita-se.

..........................................................................................
🐆 Rio das Onças 🐆
..............................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário