4 de julho: Explosão e Naufrágio do Cruzador Bahia - 78 anos


Torpedeiro Cruzador-Bahia

Heróis de Guerra

Durante o processar da história, muito pode ser discutido e o é. Entre esses fatos está o afundamento do histórico navio de guerra Cruzador Bahia no dia 4 de julho de 1945 (Segunda grande Guerra), onde os relatos oficiais declararam como causa do afundamento uma explosão a bordo, versão que vem sendo contestada por muitos.

Neste texto trago apenas a recomendação de leitura para aqueles a quem o tema possa interessar. Aproveitando a data e a memória para homenagear os mais de 300 soldados brasileiros mortos nesse desastre. Gostaria de homenageá-los na figura do meu tio Agezilau, irmão de meu pai, morto aos 26 anos nessa mesma trama.

História

O Cruzador Bahia chegou ao Brasil para integrar a frota da Marinha brasileira no início do século XX. Foi um dos três navios comandados pelo Almirante Negro João Cândido durante a Revolta da Chibata no cerco naval dos marujos ao Rio de Janeiro. Participou ativamente na escolta de comboios direcionados a abastecer as tropas aliadas durante 1ª Guerra Mundial.

Ao chegar no limar da entrada do Brasil na Segunda Guerra em 1942, o Cruzador Bahia já tinha passado por três reformas, sendo a última, integrado ao seu conjunto, armamentos modernos antiaéreos, canhões, torpedeiros e bombas de profundidade para abater submarinos.

Agezelau A. de Lima

Agezelau Albuquerque de Lima. Nasceu aos 26 de abril de 1919, na serra da Meruoca, então distrito da cidade de Sobral, Ceará. Filho de José Feliciano de Lima e Jesuína Albuquerque Lima. Desapareceu no dia 4 de julho de 1945 em alto mar, próximo ao Arquipélago de São Paulo e São Pedro, estando a bordo do histórico torpedeiro Cruzador Bahia.

Submarino Alemão U-boot 977


Torpedeado pelo submarino nazista U-Boat 530 ou pelo U-Boat 977, ambos levavam líderes nazistas para se refugiarem na Argentina, sendo os dois apreendidos pelas autoridades argentinas e mandados para os Estados Unidos.



Submarino Alemão U-Boat 530


De acordo com a versão oficial da 
Marinha, o Cruzador Bahia afundou acidentalmente, atingindo pelos treinos balísticos que estavam programados para aquela manhã. Versão essa, que vem sendo contestada por sobreviventes, historiadores e autoridades brasileiras e de outros países.

Os submarinos que afundaram o Cruzador Bahia, supostamente levavam líderes nazistas para se refugiarem na Argentina e Uruguai, sendo os dois submergíveis apreendidos completamente vazios pelas autoridades dos respectivos países e mandados para os Estados Unidos.

O detalhe é que a Alemanha nazifascista já havia anunciado sua rendição dois meses antes.

Fonte: Livro; O Segredo que Poucos Conhecem.

Link: https://issuu.com/apmpsp/docs/o_segredo_que_poucos_conhecem 

..........................................................................................
🐆 Rio das Onças 🐆
..............................................................................................

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentário